quinta-feira, 21 de novembro de 2013




EMEIEF Cecília Estolano Meireles 
PROJETO: TERRA ESCOLA SUSTENTÁVEL
TEMA: Horta sustentável, porta para reciclar em busca da melhoria do Meio Ambiente

DISCIPLINAS  
 
Matemática - Geramildo Mangueira
Matemática - Iran 
História  -Angela Maria
Ciências I - Elizangela  
Ciencias II - Vera Lúcia 
Português I - Socorro 
Português II -  Assunção  
Geografia I -  Isabel
Geografia II - Kellyiane  
Artes  - Neuma Ferreira
Inglês - Egnaldo Dias
Ensino Religioso  - Damião Fernandes

INTRODUÇÃO

Este projeto visa promover mudanças de valores, hábitos alimentares e auxiliar no complemento da merenda escolar, como também dos alunos envolvidos no projeto. Com o plantio da horta e por meio da educação ambiental usando a sensibilização com a participação dos alunos e colaboradores da comunidade escolar.

Conhecer o meio ambiente em que nós vivemos faz com que, desenvolvamos um vínculo positivo com a natureza, fazendo da escola e do bairro um exemplo destas mudanças. Entende-se que, para se trabalhar esta educação permanente e dinâmica como se deve ser, é preciso criar na escola um ambiente capaz de envolver os professores de todas as disciplinas, discentes, funcionários em geral e também a comunidade. Não dá para tratar só das questões de natureza como se esta estivesse dissociada da sociedade ou qualquer trabalho neste âmbito.

Os benefícios deste projeto são de grande importância para a escola, através dele pode-se colocar em prática a teoria aprendida sobre reciclagem, sustentabilidade entre outros temas que são aplicados em sala de aula.

JUSTIFICATIVA

A escola E.M.E.I.E.F Cecília Estolano Meireles  está inserida num contexto social com tantas desigualdades, que nós educadores vivenciamos essa realidade seja dos desajustes familiares até as grandes secas. Este projeto de Horta Escolar tem como propósito de ser realizado com várias finalidades e com objetivos mais amplos. O trabalho com a horta, desde a implantação a manutenção requer que todas as pessoas que compõem a comunidade escolar possam contribuir. O projeto tem a finalidade conscientizar os educandos e pais sobre a importância e o cuidado do seu próprio meio ambiente, a necessidade de estar buscando e levando informações, valores e procedimentos.  A horta é um laboratório vivo para promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre questões ambiental, alimentar e nutricional. Os docentes associarão os diferentes conteúdos às atividades práticas, tornando o conhecimento mais significativo, desenvolvendo o senso crítico investigatório e questionador, além de ajudar a construir hipóteses que dialogam com problemas reais.

A horta será um eixo gerador de múltiplas e efetivas aprendizagens com o propósito de tornar o trabalho pedagógico dinâmico, participativo, prazeroso e interdisciplinar. É uma forma também de complementar o lanche escolar, produzindo verduras e legumes fresquinhos e sadios. Para isso basta que as hortaliças sejam plantadas e cuidadas com carinho e dedicação. Portanto é importante que a comunidade escolar participe e possam refletir conjuntamente, onde todos assumam o seu papel com diversas ações envolvendo todos, cada um na sua função.


OBJETIVO GERAL:

Conscientizar os educados sobre a questão ambiental, o cuidado com o meio ambiente, realizando estudos, pesquisas e debates sobre as questões ambientais, alimentares e nutricionais, utilizando a horta como laboratório vivo, para que o professor desperte nos alunos o interesse pela educação ambiental, trabalhando os conteúdos programáticos Inter disciplinando as áreas de conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Formar conceitos sobre alimentação saudável;
2. Reconhecer que os alimentos cultivados na horta escolar contribuem para melhorar a nutrição dos educados como fonte de vitaminas;
3. Abordar questões importantes sobre saúde, nutrição, alimentação saudável e meio ambiente;
4. Utilizar a reciclagem como meio primordial para a implantação da horta e preservação do meio ambiente;
5.Utilizar ambientes fora da sala de aula para transmitir e adquirir conhecimentos sobre meio ambiente, ressaltando principalmente às atividades práticas e as experiências pessoais;
6.Refletir a realidade social junto à comunidade e a escola;
7.Trabalhar a interdisciplinaridade, envolvendo o conteúdo programático com as atividades diárias da horta;

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:

PORTUGUÊS/INGLÊS
Leitura de textos informativos;Produção de texto.

MATEMÁTICA
Números, representação de quantidades;Sistema de Numeração Decimal;Figuras Geométricas;Fração, gráfico;Pesquisa de preços, etc.

CIÊNCIAS
Os seres vivos;Origem dos alimentos;Reciclagem;Coleta seletiva do lixo;Adubo orgânico;Meio ambiente;Tabela informativa valor nutricional;Pirâmide alimentar, etc.

GEOGRAFIA / HISTÓRIA
Mapa Brasil Político;Localização do estado Paraíba;Pesquisa (alimentos vegetais mais consumidos no estado da Paraíba);Regionalismo (alimentos com nomes diferentes de acordo com a região);Orientação espacial (frente, atrás, direito, esquerdo, usando a seta para localizar);Levantamentos de dados(nome científico das plantas).

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Música (paródia envolvendo os nomes das frutas, verduras e legumes);Desenhos (mascote da horta);Produção de marcadores placas;Confecção de fantoches;Confecção de maquete;Desenho livre da distribuição dos canteiros;Confecção das garrafas pet para o plantio.

RECURSOS:
Garrafas pet’s; Adubo orgânico; Sementes diversas; Placas (identificação dos canteiros);Tinta guache;Enxadas;Regadores;Rastelo; Corantes (anilina); Luvas; Arame ou corda.

AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto será em longo prazo. A participação dos envolvidos, alunos e comunidade escolar é muito importante nesteprocesso de conscientização e aceitação do projeto. Serão realizadas ações voltadas para o desenvolvimento do mesmo, que consta no plano de ações deste projeto.

PLANO DE AÇÃO:

1.Convidar um agrônomo para realizar uma palestra;
2.Promover um encontro com os moradores do bairro para falar das suas experiência (censo comum);
3.Realizar mutirão paracapinagem da escola com pais, voluntários e funcionários da escola;
4.Arrecadar garrafas pet’s (atividade realizada pelos os alunos);
5.Encher garrafas com água colorida (atividade realizada pelos alunos);
6.Recolher em baldes fechados a água que escorre dos bebedores, como forma de economia da água;
7.Adubar canteiros ( atividade realizada com os alunos);
8.Realizar a semana do plantio;
9.Capacitar multiplicadores na formação do projeto educando com a horta escolar;
10.Divulgar o projeto através das redes sociais ( facebook e sites) ;
11.Ornamentar mural informativo com ações realizadas do projeto horta;
12.Trabalhar o pedagógico juntamente com a prática;
13.Organizar palestra com a comunidade escolar, onde os alunos demonstrarão seus conhecimentos e habilidades de plantio, colheita, adubação, produção e manutenção da horta;
14.Realizar concurso de redação com o tema alimentação saudável;
15.Elaborar relatórios bimestrais;
16.Premiar professor e a turma com ótimo desempenho pedagógico trabalhando a horta escolar;

CRONOGRAMA:
INÍCIO: Outubro/ 2013   TÉRMINO: Indeterminado

CLIENTELA ATENDIDA: Alunos do 6º ao 9º ano, funcionários, professores, gestão e a comunidade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário